Como o pombo-correio sabe para onde levar a encomenda?
Como o pombo-correio sabe para onde levar a encomenda?
Existem algumas teorias sobre a capacidade de orientação dos pombos-correio, mas nenhuma delas é 100% comprovada. O que se sabe é que os pombos-correio sempre voltam para onde nasceram. E é só para lá – e não para qualquer lugar – que eles levam a encomenda. As explicações mais comuns são:
- Os pombos têm um “instinto natural” parecido com o de aves migratórias;- A visão privilegiada permite que localizem pontos de referência com facilidade;
- Eles se orientam pela posição do Sol;- Eles possuem uma “bússola natural”, formada por partículas de magnetita no bico. O mineral apontaria o norte da Terra. Os pombos-correio são usados há muito tempo, inclusive na Primeira Guerra Mundial. Sem comunicação por rádio, eles levavam recados entre os batalhões. Leia mais...
Fonte: Revista Mundo Estranho
Comentários
Como então levavam comunicações na guerra se não era o local de nascimento deles?
Eu não sabia desta, não.
abraços,
João Bosco
Após revisarem estudos de cerca de 150 pássaros na Alemanha, os pesquisadores observaram que as rotas percorridas pelas aves ao voltarem para seus pombais seguiam ondas magnéticas ao redor do planeta. O estudo pode explicar ainda o porquê dos pombos-correio inicialmente irem na direção errada antes de partir em definitivo para o destino final - Fonte: (Revista Veja).
Eu mesma às vezes me perco com facilidade... rsrsrsrs...mas quem tem boca vai a Roma... no caso do pombo - quem tem bico vai a Roma, mas brincadeirinhas de lado, achei muito interessante.
Abraços
Pela explicação, pode ser que os interessados na troca de informações em momentos críticos, troquem antes seus pombos-correios para o uso emergencial.
Mas está valendo!...