Os belos lagos salinos de Sivash, península da Criméia

A península da Criméia fica entre o Mar Negro e o Mar de Azov, ao sul do continente ucraniano, e é quase completamente cercada por água. Ela é conectada com o continente ucraniano pelo Istmo de Perekop - uma faixa de terra cerca de 5 a 7 km de largura, e é separada da região russa de Kuban, a leste pelo estreito de Kerch. Para o Nordeste está localizado o Arabat Spit, uma estreita faixa de terra que separa um sistema de lagoas de água salgada rasas nomeadas Sivash, a partir do mar de Azov.
Estas lagoas quase cortam a península da Criméia fora do continente, e serve como uma fronteira natural entre a República Autónoma da Criméia e do Kherson Oblast que passa por Sivash. Ao norte, o Istmo de Perekop separa Sivash do Mar Negro e, ao mesmo tempo, liga a península da Criméia para o continente.
As lagoas Sivash são extremamente superficiais, com uma profundidade média de apenas 50 cm a 1 metro. O lugar mais profundo é de apenas cerca de 3 metros. O fundo é coberto com lama até 5 metros de espessura. Mais de 200 milhões de toneladas de sal se estima existirem em Sivash, sendo que a colheita de sal é um grande negócio na Criméia. A cor rosa é o resultado de microalgas que se desenvolvem em condições salinas e produzem altos níveis de beta-caroteno, um pigmento avermelhado que o protege da luz solar intensa na região. O sal é recolhido por comerciantes e exportados para a Rússia, a União Europeia e para o Japão, onde é valorizado pelo seu suposto valor na luta contra os efeitos da radiação.

Fonte: Amusing Planet / Fotos/Imagens: aquatek-filips.livejournal.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma nova cirurgia plástica: sorriso permanente

Um fusca único, coberto com miçangas